Colaborações Internacionais

A UNIFEI desenvolve inúmeros intercâmbios e cooperações internacionais com a França, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Alemanha, Canadá, Colômbia, Venezuela, Argentina, Cuba, enfim, tem história consolidada no campo das engenharias e das tecnologias que ela produz e desenvolve.

https://unifei.edu.br/blog/plano-de-internacionalizacao-da-unifei-promove-intercambio-com-docentes-altamente-qualificados/

O PPG DTecS tem efetivado parcerias e atividades de trocas com pesquisadores e instituições dos Estados Unidos, Portugal, Suiça, França, Argentina, Colômbia, Espanha, todos com a predispõe em pesquisar questões no campo das humanidades, de forma interdisciplinar, incorporando ciências sociais, ciências sociais aplicadas, engenharias e tecnologias.

Dentro desse escopo, ocorre a promoção de ações efetivas para constituir os intercâmbios, em que se dimensionam os esforços no sentido de que as tecnologias e o desenvolvimento perpassam pela busca da diminuição das distâncias e das desigualdades presentes no modelo de sociedade que construímos.

Desse contexto há trocas efetivas, desde 2012, com estreitamentos representativos nos anos que se sucederam, gerando as seguintes ações:

a – visitas técnicas de pesquisadores para Universidade de Cambridge, Inglaterra (2015), ao Universidade do Minho, Portugal. (2015, 2016, 2017 e 2018);

b – publicações em formato de Dossiês com pesquisadores estrangeiros;

c – participação em eventos, comissões científicas de revistas internacionais, bancas de

avaliação de dissertações e teses, bancas de seleção docente;

d – qualificação docente em processos de pós-doutoramento;

e – visitas de pesquisadores estrangeiros da Argentina, França, Suíça, Portugal, Colômbia;

f – realização de eventos com a participação de pesquisadores internacionais junto ao PPG/DTecS;

g – aulas ministradas por pesquisadores convidados e internacionais;

h – participação de docentes em projetos desenvolvidos por pesquisadores internacionais nos Estados Unidos e Portugal;

Efetivamente a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) tem instigado, por meio de financiamento de projetos de internacionalização dos PPG’s, a constituição de espaços de parcerias com outras Instituições Internacionais. Na perspectiva mencionada, em 2019 a Universidade abrirá edital para contratação de pesquisadores internacionais qualificados para desenvolvimento de pesquisa, bem como alavancar o processo de internacionalização do PPGs da instituição, o que é o caso do PPG/DTecS. Há em curso, a elaboração de convênio com a Universidade de Genebra, como professor ABDELJALIL AKKARI, no campo das Ciências da Educação, em que se esperam trocas significativas.

Em nível de tratativas estamos tecendo relações com as seguintes universidades:

– University of North Carolina, Multi-Campus University, UNC, Estados Unidos. Intercâmbio de discentes e docentes para desenvolvimento de pesquisas sobre estudos globais, pobreza, americanismo e brasilianismo (em fase de conversações). Os resultados dessas conversam se apresentam na ida em agosto de 2017 para realização do Pós-Doutorado da professora permanente do programa de mestrado – Josiane Palma Lima.

– Universidade de Coimbra, Portugal. Intercâmbio de discentes e docentes para desenvolvimento de pesquisas sobre a relação ciências sociais e desenvolvimento (em fase de conversações). Encontra-se previsto uma visita técnica do professor permanente do programa Carlos M. Pimenta para o ano de 2018. Essa visita será supervisionada pelo Prof. Carlos José Cândido Guerreiro Fortuna que é atualmente Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais. É ainda coordenador científico dos Programas de Mestrado e Doutoramento em “Cidades e Culturas Urbanas”. 

– Simon Fraser University, Canadá. Intercâmbio de discentes e docentes, cujo contato inicial foi com o representante internacional, Martin, cujos encaminhamentos estão em tramitação. A proposta é a de realizar trocas com os grupos de pesquisa e departamentos relacionados às áreas de Design, Tecnologia Social e Interdisciplinaridade para, num futuro próximo, estabelecer parcerias. Este processo está na coordenação do professor permanente Rosinei Batista Ribeiro.

– Contato com o Vice Diretor Econômico e Capital Humano do Estado de Cuba, Karel Martín Suárez, para efetivação de convênios e colaborações entre Universidades cubanas e UNIFEI, por intermédio do DTecS, para efetivação de pesquisas e intercâmbios no campo do Desenvolvimento, tecnologias e sociedade. Este processo está na coordenação do professor permanente Rosinei Batista Ribeiro.

– O PPG de Engenharia de Produção, locado do IEPG, tem parcerias com o PPG DTecS. Executaram, dentro do Programa CAPES BRAFITEC, atividades de Mobilidade Estudantil Brasil-França, entre as universidades UNIFEI e Universidade Tecnológica de Compiègne, UTC. Reeditado em 2014-16, o PPG DTecS, juntamente com o PPG de Engenharia de Produção, executará projeto sobre processos de formação de engenheiros, envolvimento a UNIFEI, UFMG, UTC e UTT.

– Um grupo de professores do PPG DTecS tem buscado parcerias em encontros científicos, uma tônica constante. Dentro desse contexto, apresentaremos pesquisas na Sociedad Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología (ESOCITE) e na Society for Social Studies of Science (4S), edição de Buenos Aires. A perspectiva é a de estabelecer contato com pesquisadores e instituições internacionais para trocas de experiências, projetos e ações científicas. Este processo está na coordenação do professor permanente Adilson de Silva Mello.

– Há contatos significativos com a Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regaional, presidida pelo pesquisador José Antonio Cádima Ribeiro, da Universidade do Minho, com a possibilidade efetiva de participação em projetos sobre processos populares de geração de renda e turismo de base local. Esta troca promove a participação de discentes e docentes em projetos interinstitucionais entre a Universidade Federal de Itajubá e a Universidade do Minho. Também, poderá fomentar projetos de pós-doutoramento de professores do PPG’s interessados.