Colaborações Nacionais

A UNIFEI efetivou inúmeros intercâmbios e cooperações nacionais, bem como tem história consolidada no campo das engenharias e das tecnologias.

O PPG DTecS, inscrito na Área Interdisciplinar, tem promovido inúmeras ações no sentido de efetivar as trocas e diálogos com pesquisadores e instituições nacionais. Os resultados dos diálogos efetivados ao longo desses anos demonstram a consolidação do PPG como um Programa de produção de conhecimento relevante.

Dentro desse quadro, empreende ações de trocas e interlocuções instigantes, como por exemplo:

  1. realização de simpósio de caráter nacional (SIDTecS);
  2. participação de discentes e docentes em encontros científicos pertinentes às discussões do Programa (TECSOC – ESOCITE.BR; SEDRES; ENECULT; CONNINTER; entre outros);
  3. avaliadores de eventos científicos de outras Universidades e Associações de Pesquisa;
  4. participação em projetos de outras instituições e grupos de pesquisas;
  5. ministrar cursos e disciplinas em PPG’s de outras instituições.

Cita-se a importância da realização do SIDTecS – Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, em 2018 na 5ª edição, no qual contou com a participação de pesquisadores, docentes e discentes, de Programas de diversas universidade do país.

Com consequência das atividades da citada edição constituiu-se um fórum de PPGs, inscritos na Área Interdisciplinar, com a prospecção de ultrapassar a ação individual de seus pesquisadores e promover uma Rede de Pesquisadores, necessário para o desenvolvimento de pesquisas institucionais, a elaboração de proposta de grupo de trabalhos em eventos científicos, a confecção de projetos de pesquisas, a participação em bancas de defesa de mestrados e doutorados, a promoção de intercâmbios entre professores e alunos de PPG’s envolvidos.

Participaram do V SIDTecS representantes de PPGs (UFscar; UnB; Dom Bosco; UFBA; UNITAU; UNIFATEA-Lorena-SP; UEMG; UNIFEI; UNICAMP e IFMG), com a finalidade de propor ações e propostas que viabilizam a realização diferentes formas de divulgação dos produtos dos PPGs (Coletâneas, Dossiês, interlocuções e trocas).

Esse esforço tem demonstrado eficaz para apontar os avanços nas discussões sobre a relação desenvolvimento e tecnologias. Implica dizer que a reunião de Programas de Pós-Graduação, organizados em torno das temáticas centrais do PPG, abrem espaços para a constituição de “fórum” permanente de trocas e formação de uma rede de colaboração qualificada.

Desde o início das atividades do PPG DTecS tem-se preocupado, por meio da atuação de nossos pesquisadores, em buscar parcerias para o estreitamento de laços com os seguintes

PPGs

  • PPG Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (UNESPAR);
  • PPG Ciências Sociais Aplicadas (UEPG);
  • PPG Interdisciplinar Desenvolvimento Comunitário (UNICENTRO);
  • PPG Planejamento e Desenvolvimento Regional (UNITAU);
  • PPG Desenvolvimento Humano (UNITAU);
  • PPG Desenvolvimento Regional (UNITAU);
  • PPG Gestão Pública e Sociedade (UNIFAL);
  • PPG em Tecnologia (UFTPR);
  • PPG em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE / UFRJ);
  • PPG Ciência Política (UFScar);
  • PPG Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFScar);
  • PPG Design (UNI-Fatea, Lorena/SP);
  • Institutos Federais (IFSuldeminas; IFSP).

Esses esforços visam a constituir um percurso alternativo e próprio dentro das especificidades da interdisciplinaridade, com a pretensão de formatar a identidade do PPG DTecS, centrados nos dimensionamentos no campos das questões tecnológicas e do desenvolvimento, enquanto possibilidade de diminuição das distâncias e das desigualdades presentes no modelo de sociedade que construímos.

Dentro desse contexto, as interlocuções, a partir dos encontros científicos, das afinidades temáticas e pesquisas afins, promovem o entrelaçamento colaborativo entre diversos Programas, Grupos de Pesquisas, pesquisadores, movimentos sociais, poder público, mercado e profissionais.

Por outro lado, em face do PPG DTecS ser um ponto fora da cursa das produções de conhecimento promovidas pelos PPG’s da UNIFEI, registra-se que não há um distanciamento das interlocuções internas entre Programas da Instituição. As expertises do PPG DTecS clamam por permear por diálogos com diversos temas pesquisados na Universidade, mesmo que fora das inscrições interdisciplinares. Assim, efetiva-se a interlocução com os seguintes PPG’s da UNIFEI:

  • PPG Engenharia de Materiais;
  • PPG Meio Ambiente e Recursos Hídricos da;
  • PPG Engenharia de Produção;
  • PPG Administração;
  • PPG Elétrica;
  • PPG Mecânica.

Além de alunos trocarem experiências participando de disciplinas e projetos entre Programas, tem cultivado amplo convívio entre os PPGs, os quais, em conjunto, promovem, sob a coordenação do PPG DTecS, o SIDTecS – Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, lugar de aproximação dos PPG’s.

É sempre um bom exercício para intensificar as relações entre os PPGs da UNIFEI. Inclusive, cabe ressaltar que não se abandonou as interlocuções externas que permeiam as atividades do PPG DTecS, mesmo, também, que fora das inscrições interdisciplinares, quais sejam:

  • Faculdades Integradas Teresa D’Ávila e FATECS (Cruzeiro e Guaratinguetá): proposição de convênio para constituição de pesquisas e organização de evento relacionado à formação de tecnólogos no Sul de Minas e Vale do Paraíba.
  • Universidade Federal de Alfenas. Parcerias de cooperação entre os PPG’s Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade e Gestão Pública e Sociedade.
  • Instituto Federal Sul Minas, no sentido de contribuirmos para a formação dos docentes da IF.
  • Instituto Federal de São Paulo, no sentido de contribuirmos para a formação dos docentes da IF.
  • Implantação de tecnologias aplicadas à sociedade e capacitação de técnicos das prefeituras das cidades de Cruzeiro, Jacareí, Redenção da Serra (São Paulo) e Paraisópolis, Alfenas (MG), Poços de Caldas, MG, Brazópolis, MG; Piranguinho, MG, Pouso Alegre, MG.
  • Universidade Federal de Santa Catarina. Projetos e trocas no que tange a formação de engenheiros.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro. Discussão, trocas, projetos e apropriação das produções de história das tecnologias.
  • Universidade Estadual da Paraíba. Aproximação das reflexões sobre regiões brasileiras em desenvolvimento ou desenvolvimento regional.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Ampliação da rede de pesquisadores sobre comunidades sociotécnicas e processos populares de geração de renda.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR). Discussão, trocas, projetos e apropriação das produções de história das tecnologias, em elaboração de convênio de cooperação, em que se espera formalizar um projeto Procad.
  • Universidade de Brasília. Discussão, trocas, projetos e apropriação das produções de história e de tendências do Desenvolvimento.

Desse momento, já realizamos:

  1. Dossiê Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU). Publicado em 2014.
  2. Dossiê – Tecnologias e Sociedade: contribuições dialógicas. Revista Ângulo. Publicado em 2015.
  3. Dossiê – CULTURA E DESENVOLVIMENTO: políticas, biodiversidades e inovações sociais. 4. ed. Taubaté: Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (RBGDR), 2018. v. 14. 284p.
  4. COLETÂNEA – Turismo e Desenvolvimento: outros caminhos. 1. ed. Porto Alegre: CirKula, 2017. v. 1. 184p .
  5. PARTICIPAÇÃO EM COLETÂNEA – PANORAMA DAS POLÍTICAS CULTURAIS E AMBIENTAIS NO BRASIL. 1ed.Porto Alegre, RS: CirKula, 2016.
  6. PARTICIPAÇÃO EM COLETÂNEA – Políticas Culturais e Ambientais no Brasil: da normatividade às agências coletivas. 1ed.Porto Alegre: Cirkula, 2016
  7. Dossiê – Educação, Desenvolvimento e Sociedade: a crise na educação na era da pós-verdade. Análise Social (Lisboa), 2019.

A partir das reuniões científicas promovidas pela ESOCITE.BR, CONITER, SIDTecS e SEDRES, iniciou-se a formulação de trocas intensas com a formulação de compromissos e desenhos de convênio de cooperação institucional entre o PPG DTecS e os PPG’s em Tecnologia (UTFPR) e em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFScar), em que se acredita a elaboração de propostas de PROCAD.

Os esforços desenvolvidos pelo PPG DETecS tem produzido produtos em conjunto com uma

rede de pesquisadores brasileiros interligados sobre o tema Políticas Públicas, Desenvolvimento, Tecnologias e Desenvolvimento Local os quais têm, de forma efetiva, construído parcerias que tem gerado participações em bancas, Congressos, livros, espaços de interlocução e troca de experiências frutíferas. Este esforço é resultado dos diálogos com as Instituições acima citadas desde o início do Programa.

De forma efetiva gerou-se em 2017-18:

  1. Participação de professores em processos de Pós-Doutorado (Prof. Dr. Rogério Rodrigues) na USP;
  2. A realização do III Seminário Nacional de Políticas Culturais e Ambientais, composto por uma rede de pesquisadores brasileiros;
  3. Organização e participação do PPG DETecS no IV Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento Humano realizado na Universidade de Taubaté em conjunto com o Grupo UNIS, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro e PPG em Educação e Desenvolvimento Humano da Unitau;
  4. Realização do Encontro sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade envolvendo Instituições públicas e privadas do Sul de Minas Gerais;
  5. Publicação da Coletânea “Turismo e Desenvolvimento: outros caminhos” (Porto Alegre, Ed. Cirkula, 2017) contendo pesquisadores de UNISINOS, da UNITAU e UFLA;
  6. Publicação do Livro “Processos de mediação de violência na Escola (Porto Alegre, Ed. Cirkula, 2017), envolvendo pesquisadores da UEMG/Poços de Caldas;
  7. Publicação da Coletânea “Panorama das Políticas Culturais e Ambientais no Brasil” (Porto Alegre, Ed. Cirkula, 2016) vols. 1 e 2, produzido a partir da contribuição de pesquisadores de Universidades brasileiras (UNISINOS, UFRGS, PUC/RS, PUC/MG,UEMG, UFRR, UFTO, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ, UFBA entre outras);
  8. Publicação do livro “Políticas Culturais e Ambientais no Brasil: da normativa às agências coletivas (Porto Alegre, Ed. Cirkula, 2016).

Essas produções mostram o reflexo da atuação dos pesquisadores do PPG DTecS que estão intimamente envolvidos com entidades nacionais de pesquisa no campo das ciências sociais, das tecnologias sociais, do desenvolvimento, da interdisciplinaridade, da educação, do transporte e mobilidade urbana, do desenvolvimento e planejamento urbano e desenvolvimento rural as quais reforçam a importância do PPG e dos pesquisadores que compõem o mesmo.

O grupo de professores também têm efetivado convênios contratados, os quais tiveram início informal e que vem consolidando as redes e as trocas no transcurso das relações firmadas. São os casos da UNIFATEA/Lorena, da UNITAU, da UFSCar, da UFU e da UNICAMP/Limeira. Por outro lado, intensificaram-se, mesmo sem formalizações contratadas, as trocas e interlocuções com pesquisadores da UNISINOS, UTFPR, UEMG, UNIFAL, UNISAL, IFSULMINAS. Atualmente tem-se ampliado contatos com a UFLA, UFMG e UFV dentro do campo de intenções e abrangência do PPG DTecS.

Esse processo aponta para a importância da qualificação das pesquisas desenvolvidas do PPG DTecS e no aumento das interfaces da influência do conhecimento no campo interdisciplinar.

Desta perspectiva, a título de exemplo, os professores envolvidos efetivaram:

  1. Publicação do Dossiê “Cultura e desenvolvimento: políticas, biodiversidade e inovações sociais”, pela Revista RBGDR (Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional) que é classificada pela CAPES como A2 em Comunicação e informação e Planejamento Urbano e Regional e B1 na área Interdisciplinar.
  2. Organização de mesas redondas e GTs em congressos de âmbito nacional tais como ESOCITE, CONINTER e ENECULT.
  3. Participação em Bancas de defesas de mestrado e doutorado, bem como em disciplinas ministradas por diferentes PPG’s.