Apresentação

Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica

Campus Sede Itajubá – Curso Presencial

CAPES – Conceito 5

Coordenação: Prof. Dr. Tales Cleber Pimenta

Coordenação Adjunta: Prof. Dr. Luiz Eduardo Borges da Silva

E-mail do curso: eel.pg@unifei.edu.br

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UNIFEI (PPG-E) está vinculado ao Institutos de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) e ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), e compreende os Cursos de Mestrado e de Doutorado.

O Programa de Pós-Graduação foi implantado em 1968 com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, focado especificamente nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, e assim consolidou-se como um dos mais desenvolvidos do País nesta área.

Em 1985 o Curso de Mestrado passou a ser oferecido também na área de Sistemas Elétricos Industriais, um dos únicos do país à época. Já em 1986 passa a ser oferecido um novo programa na área de Eletrônica, que em 1992 passou a ser denominado Automação e Controle Industrial, por ser mais adequado ao elenco das disciplinas oferecidas e às linhas de pesquisa. Entretanto, em função da forte interação existente entre as áreas de Automação e Controle Industrial e de Sistemas Elétricos Industriais, as duas áreas foram unificadas sob a denominação de Automação e Sistemas Elétricos Industriais.

Em 1995 teve início o Curso de Doutorado em Engenharia Elétrica na área de Sistemas Elétricos de Potência. Em 2005 foi aberta a área de Automação e Sistemas Elétricos Industriais. Finalmente em 2010 a área de Microeletrônica passou a ser ofertada pelo programa.

Desde a criação do doutorado em 1995, o programa passou por 6 avaliações trienais e 1 quadrienal pela CAPES, onde obteve nota 6 no triênio 1998-2000 e 5 nas demais, o que demonstra sua qualidade na formação de mestres e doutores. O programa está empenhado para assumir nota 6 em sua próxima avaliação quadrienal.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UNIFEI atende às demandas por pós-graduação em engenharia elétrica do país, e em especial das regiões do Sul de Minas Gerais (que em conjunto com Santa Rita do Sapucaí forma o Vale da Eletrônica), e o Vale do Paraíba (engloba os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro).

O curso está diretamente alinhado com objetivo estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI de ser uma das melhores universidades em suas áreas de atuação, por meio da geração e aplicação do conhecimento, que se desdobra no objetivo específico de ser referência nacional na excelência do ensino nos cursos que oferece. Assim, a formação dos mestres e doutores é pautada no desenvolvimento da capacidade de pesquisa e inovação, frequentemente associada à participação em projetos de pesquisa, alinhados com as linhas e áreas do programa. Adicionalmente, o programa visa estimular e desenvolver atividades de pesquisa com finalidade didática, científica e tecnológica, tendo em vista a produção, ampliação e difusão de conhecimentos e competências.

Os professores integrantes do programa são incentivados à busca de projetos de pesquisa e desenvolvimento com empresas, com o objetivo de atender as necessidades regionais e nacionais nas subáreas de atuação do programa. Essa ação, alinhada com o PDI em atuar como um agente de desenvolvimento nas regiões onde atua, também promove a condução de pesquisas em necessidades reais, não se limitando assim, apenas em pesquisas acadêmicas.

O programa está focando seus esforços também na sua internacionalização, através do estabelecimento de acordos de cooperação, pesquisas e projetos conjuntos, e no intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos. Para a atração de alunos estrangeiros, o programa já oferece todas as suas disciplinas em língua Inglesa e as provas dos processos seletivos de mestrado e doutorado podem ser aplicadas em instituições parceiras e/ou credenciadas em vários países. Como outra iniciativa, as normas do programa recomendam as redações das teses/dissertações em Inglês.

A maior parte dos alunos egressos do curso de mestrado têm seguido para programas de doutorado, tanto na própria UNIFEI quanto em outras instituições de renome, e o restante dos egressos têm atuado predominantemente em empresas da região. A quase totalidade dos egressos do curso de doutorado têm ingressado nas instituições da região, predominantemente como docentes nas instituições federais de ensino superior.

Conselho do PPG-E

Prof. Dr. Tales Cleber Pimenta

Prof. Dr. Luiz Eduardo Borges da Silva

Prof. Dr. Antonio Carlos Zambroi de Souza)

Prof. Dr. Luis Henrique de Carvalho Ferreira

Pedro Henrique Naves Vasconcelos (Representante Discente)

A Secretaria do PPGEC está localizada no segundo piso do Bloco 4 do prédio I (Elétricas)

Contato: Maria Magda Sales Abranches

Telefone: (35) 3629-1123