Apresentação

Campus Itabira – Curso Presencial

Título: Mestre em Engenharia de Produção – Mestrado Profissional

Carga Horária Total Mínima: 360 horas

Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Albergaria Oliveira

Email do coordenador: leoalber@unifei.edu.br

O Curso 

Caracteriza-se como uma Engenharia de Métodos, Processos e Produto, que se propõe a planejar, projetar, implantar e controlar sistemas produtivos visando à integração e otimização dos fatores da produção. Seus métodos e técnicas aplicam se a todos os tipos de atividades dos setores primário, secundário ou de serviços, embora sua implementação ocorra principalmente no setor industrial e na prestação de serviços.

As atividades do programa estão organizadas em disciplinas, seminários e orientação de trabalhos visando à pesquisa e dissertação científica. O objetivo do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção é contribuir para a preparação de profissionais de nível superior das áreas de ciências exatas e administração em áreas do conhecimento já consolidadas, bem como aquelas na fronteira das modernas investigações da tecnologia e gestão de sistemas produtivos.

O resultado final esperado é permitir aos futuros mestres tomarem imediata responsabilidade no planejamento, gestão e operação de sistemas de produção, bem como fornecer os fundamentos para a pesquisa científica nas áreas do programa. A Pós-graduação Profissional em Engenharia de Produção foi implantada na Universidade Federal de Itajubá em 2017, inicialmente em nível de mestrado.

O Mestrado Profissional não possui aporte de bolsas de órgãos de fomento (por exemplo: CNPq; CAPES; FAPEMIG;…), pois esta modalidade deve buscar seu auto financiamento por meio do aporte das organizações interessadas.

A seleção para o mestrado é feita uma vez por ano e possui duas fases:

  • 1ª fase: Teste Abepro

A 1ª fase do processo seletivo consiste na classificação dos candidatos a partir da nota obtida no teste Abepro, desde que esse tenha sido realizado no período definido no edital do processo seletivo. O referido teste é um exame nacional criado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), que avalia conhecimentos específicos dos candidatos em Português, Inglês, Introdução à Engenharia de Produção e Gestão da Produção.

  • 2ª fase: Avaliação do projeto de pesquisa

Serão avaliados os projetos de pesquisa submetidos pelos primeiros classificados na 1ª fase.

Maiores informações nas portarias: