Estrutura curricular

Disciplinas com carga horária de 45h (3 créditos)

Disciplinas obrigatórias

ESTATÍSTICA

O Papel da Estatística na Engenharia; Estatística Descritiva; Variáveis Aleatórias; Distribuições de Probabilidade; Discretas; Distribuições de Probabilidade Contínuas; Estimação de Parâmetros Intervalo de confiança; Testes de Hipóteses para 1 Amostra; Teste de Hipótese para 2 Amostras; Análise de Variância (ANOVA); Análise de Regressão; Controle Estatístico do Processo (CEP)-Gráfico para Variáveis; CEP-Gráfico para Atributos.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Pesquisa científica em engenharia de produção, projetos de pesquisa, referencial teórico, processo de pesquisa, leitura e análise de artigos científicos, redação de trabalhos científicos, métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos em engenharia de produção.

SISTEMAS DE PRODUÇÃO

Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP), dos recursos de produção (MRPII) e da empresa (ERP); (ii) Sistemas JiT/Lean, Manufatura Ágil e Customização em Massa; (iii) Gestão Organizacional; (iv) Teoria das Restrições e; (v) Aplicações da Gestão do Conhecimento.

 

Disciplinas optativas

ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA

Introdução, Matemática financeira. Análise de Alternativas de Investimentos. Avaliação de Projetos e Negócios. Depreciação, IRPJ e CSLL, Financiamentos. Análise de Investimento em Situação de Incerteza: Introdução, A Natureza das Incertezas, Métodos de Decisão em Condições de Incerteza, Análise de Sensibilidade, Métodos Baseados na Teoria dos Jogos. Método de Análise Hierárquica. Análise de Investimento em Situação de Risco: Probabilidade da Inviabilidade de Investimentos. Simulação de Monte-Carlo, Árvores de Decisão. Determinação da Taxa Mínima de Atratividade pelo WACC e CAPM. Opções Reais.

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Fundamentos da Gestão de Projetos; Introdução e Histórico; Conceitos Básicos; Benefícios do Gerenciamento de Projetos; O Contexto da Gestão de Projetos; Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Gerenciamento de Stakeholders; O PMI Project Management Institute; Os Processos de Gestão de Projetos; Conceitos ; Processos e ciclo de vida de projetos; Áreas de conhecimento; Gestão da Integração; Início de um Projeto; Gestão do Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Comunicação; Gestão de Riscos; Estrutura para gerenciamento de projetos e níveis de maturidade; Metodologia singular para GP; Escritório de GP; Níveis de maturidade; Introdução ao MSProject; Aplicação: desenvolvimento de um projeto 

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade Total; Filosofias e Estruturas; Foco no Cliente; Liderança e Planejamento Estratégico da Qualidade; Gestão por Processos; Medição de desempenho no Sistema da Qualidade.

GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de Pessoas. Papel Estratégico da Gestão de Pessoas. Competitividade e Gestão de Pessoas. Políticas e práticas da Gestão de Pessoas. A Gestão de pessoas por competências. Recrutamento. Seleção. Orientação. Modelagem. Avaliação do desempenho. Remuneração. Incentivo. Recompensas. Treinamento. Desenvolvimento. Relacionamento entre pessoas. Higiene. Segurança. Qualidade de Vida. Banco de Dados e Sistemas de Informações. Clima e Cultura Organizacionais.

MAPEAMENTO DA CADEIA DE VALOR

Mapeamento de Processo e mapeamento de Falhas; Contexto Teórico do Mapeamento da Cadeia de Valor; Hierarquia do Processo e Técnicas de Mapeamento (IDEF, UML, Blueprint, Mapas de processos, Fluxogramas e maprofluxogramas.);Indicadores e Métricas; Mapeamento Lean; Mapeamento e Simulação

METODOLOGIA SEIS SIGMA

Requisitos de Implementação da Metodologia. Roadmaps. DMAIC/DMADV (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar/Verificar). DFSS. Estudos de Caso.

PESQUISA OPERACIONAL

Introdução a pesquisa operacional; representação algébricas e geométrica de modelos lineares; método simplex; dualidade e análise de sensibilidade; algoritmos particulares em programação linear; programação não linear.

PROJETO DE EXPERIMENTOS

Planejamento e Análise de Experimentos com um único Fator, Planejamento de Experimentos com Vários Fatores, Experimentos Fatoriais Completos, Experimentos Fatoriais Fracionados, Experimentos Fatoriais de Plackett-Burman, Metodologia de Taguchi, Metodologia de Superficie de Resposta, Modelos para média e variância (Duais), Otimização de múltiplas respostas

PREVISÃO

Apresentação do curso. O que é previsão. Métodos de Regressão. Séries Temporais Características. Modelos Autorregressivos e Médias Móveis. Previsão com modelos ARIMA. Modelo GARCH. Previsão com modelo ARIMAGARCH. Inteligência Artificial para previsão.

SIMULAÇÃO

Introdução à simulação; terminologia da simulação; o projeto da simulação; introdução a um software de simulação; estudo de casos; otimização da simulação.

TÓPICOS ESPECIAIS: APROVEITAMENTO DE REJEITOS E POLUIÇÃO AMBIENTAL

Legislação ambiental e normas técnicas aplicadas ao gerenciamento de rejeitos. Poluição ambiental: causas, impactos e formas de controle. Disposição de rejeitos e poluição ambiental. Aproveitamento de rejeitos e riscos de poluição ambiental. Principais técnicas analíticas aplicadas a estudos de poluição ambiental: objetivos e interpretação de dados. Estudos de caso.

TÓPICOS ESPECIAIS: SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

Seleção de materiais. Materiais cerâmicos. Materiais poliméricos. Materiais metálicos ferrosos e não ferrosos. Materiais compósitos. Materiais inteligentes. Materiais reciclados. Propriedades dos materiais de engenharia: organolépticas, físicas, químicas e mecânicas. Correlação entre estrutura, processamento, desempenho e produto. Estudos de casos.

GESTÃO DA TECNOLOGIA

Apresentação da disciplina; Fundamentos da gestão da tecnologia; A pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias; tecnologia de produto; tecnologia de processos de fabricação mecânica: usinagem, soldagem e corte; tecnologia de materiais; tecnologia de medição; auditoria tecnológica; análise de artigos.