Apresentação

Título: Mestre em Ciências em Matemática
Carga Horária Total Mínima: 360 horas
Coordenador: Prof. Dr. Jacson Simsen
Email do curso: pmat.pg@unifei.edu.br

O Curso 

O Mestrado em Matemática (PMAT) foi implantado na Universidade Federal de Itajubá no ano de 2013, fruto do desmembramento do Programa de Mestrado em Física e Matemática Aplicada, este criado em 2006, tendo formado 21 mestres até julho de 2013 na área de Matemática Aplicada. Pelo novo programa PMAT até agosto de 2019 foram 55 defesas, totalizando 76 defesas.
O principal objetivo do Mestrado em Matemática da Universidade Federal de Itajubá é formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de pesquisa e ensino no âmbito das áreas contempladas. Almejamos que os nossos alunos tenham engajamento com a pesquisa desde a sua matrícula no programa.
As atividades do programa estão organizadas em disciplinas, seminários, orientação de trabalhos visando à pesquisa e dissertação científica.
Nossos pontos fortes, os quais constituem um diferencial com relação aos outros programas de mestrado, são a qualificação dos docentes, a produção científica de qualidade, a localização geográfica, a capacidade de atrair recursos financeiros e a realização de seminários semanais.
Histórico PMAT: São listadas a seguir datas significativas relativas ao PMAT. 
  • 2005: Criação do Programa de Mestrado em Física e Matemática Aplicada (FMA) com a área de concentração Matemática Aplicada; 
  • 2006: Início do Programa FMA; 
  • 2011: Discussão do desmembramento do Programa FMA e início da confecção da proposta PMAT; 
  • 2012: Confecção da proposta de criação do PMAT segundo APCN – CAPES; 
  • 2012: Aprovação da proposta de criação do PMAT pela CAPES; 
  • 2013: Início do PMAT; 
  • 2013: Homologação do PMAT pelo CNE. 
[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso
[+] Saiba mais sobre o corpo docente