Missão e Objetivos

A Matemática Brasileira atravessa um momento bastante interessante: por um lado, acumula alguns tristes índices como, por exemplo, apenas 11% dos alunos do ensino médio concluem esse ciclo sabendo o que deveriam, mas, por outro lado, do ponto de vista da pesquisa, atingiu um patamar louvável para um país sem estrutura científica. Nossa produção científica é bastante boa e alguns de nossos matemáticos são reconhecidos internacionalmente.

Apesar do crescimento verificado nas últimas décadas, a capacidade de formação do sistema nacional de pós-graduação ainda está aquém das necessidades do país. Neste sentido, urge a expansão e a descentralização da pós-graduação em Matemática, sem perder de vista os seus critérios de qualidade. O Mestrado em Matemática (PMAT) foi implantado na Universidade Federal de Itajubá no ano de 2013, fruto do desmembramento do Programa de Mestrado em Física e Matemática Aplicada, este criado em 2006, tendo formado 21 mestres até julho de 2013.

O principal objetivo do Mestrado em Matemática da Universidade Federal de Itajubá é formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de pesquisa e ensino no âmbito das áreas contempladas. Almejamos que os nossos alunos tenham engajamento com a pesquisa desde a sua matrícula no programa.

As atividades do programa estão organizadas em disciplinas, seminários, orientação de trabalhos visando à pesquisa e dissertação científica.

Metas: 

Alcançar o conceito 4 nesta avaliação quadrienal da CAPES;

Aumentar a publicação nos estratos A1 e A2;

Aumentar a presença de pós-doutorandos e pesquisadores visitantes;

Aumentar o número de bolsistas de produtividade em pesquisa;

Aumentar a visibilidade do programa tanto no cenário nacional quanto no cenário internacional;

Fomentar a capacitação permanente dos docentes do PMAT. 

Criar o curso de doutorado em Matemática.