Colaborações Internacionais

   

  1. Suécia e Noruega – cuja parceria dos docentes Benedito Cláudio Silva, Michelle Simões Reboita, DanielaR. T. Riondet-Costa, Vanessa Silveira Barreto e Nívea Adriana Dias Pons com os docentes Cintia BerthachiUvo (LundUniversity), Hong Li (NorwegianWaterResourcesand Energy Directorate – China), HosseinHashemi (LundUniversity – Suécia), JohannaSörensen (LundUniversity – Suécia), Jonas Olsson (SwedishMeteorologicalandHydrologicalInstitute – Suécia), Kristina Isberg (SwedishMeteorologicalandHydrologicalInstitute – Suécia), NiclasHjerdt (SwedishMeteorologicalandHydrologicalInstitute – Suécia), Per AlvGlad (Norwegian WaterResourcesand Energy Directorate – Noruega), Stein Beldring (NorwegianWaterResourcesand Energy Directorate – Noruega), Stephanie Eisner (NorwegianInstituteofBioeconomyResearch – Noruega), através do qual foi submetida e aprovada a proposta de pesquisa “Model-based global assessment ofhydrologicalpressure – Global HydroPressure”, no ambito do Joint ProgrammingInitiativesWater Challenges for a Changing World, Joint Call 2017 (http://www.waterjpi.eu/). O projeto iniciou no segundo semestre de 2018 e conta com uma equipe multidisciplinar do Brasil, Suécia, Noruegae China. Ademais, foi contemplado com R$ 427.926,74 relativo ao edital 503/2018 – chamada CONFAP-Water JPI 2017. Este projeto continua em andamento em 2019 e 2020 (http://www.waterjpi.eu/jointcalls/joint-call-2017-ic4water/booklet/globalhydropressure-1/globalhydropressure).
  2. França – Participação do docente Marcelo de Paula Corrêa no projeto de pesquisa Sport-UV 1,financiado pelo Laboratoire Dermatologique Uriage, com a participação de físicos e dermatologistas franceses. Nessa fase inicial do projeto, o docente foi contemplado com duas bolsas de iniciação científica e passagens aéreas para reuniões na França e participação na “Les Journées Dermatologiques de Paris 2018” a ser realizado em Paris em dezembro de 2018. O Sport-UV 1 é a primeira fase de um projeto de maior amplitude “Sport-UV 2 que será realizado entre 2019 e 2021 na França.
  3. Centro de Física Teórica (ICTP) da Itália, por intermédio da Profa. Michelle Simões Reboita. Desenvolvem estudos de modelagem climática com o grupo do Dr. Filippo Giorgi.
  4. Tendo em vista a publicação no próximo relatório de mudanças climáticas do IPCC, a docente Michelle Simões Reboita focou suas atividades nas projeções regionais para diferentes domínios no globo. Assim,realizou parcerias com o Dr. Sawadogo Windmanagda da University of Augsburg – Alemanha, Dr. Pir Shaukat Ali do Ministry of Climate Change, Government do Paquistão e Tereza Cavazos de Ensenada,México. Cabe destacar que a docente publicou artigos com os estes parceiros, os quais encontram-se em avaliação por revistas indexadas.
  5. A docente Vanessa Silveira Barreto Carvalho desenvolve pesquisa com o Prof. Dr. Carsten Lotz,Professor in Forest Pedology, Geology and Site Ecology. Hans-Carl-von-Carlowitz-Platz 3 | 85354 Freising | Germany.
  6. Em 2019 foi renovado o convênio entre o POSMARH e a Universidade de Hochschule Weihenstephan -Triesdorf – Freising, da Alemanha com o departamento de Forestry com o Prof. Carsten Lorz (hochschule Weihenstephan-Triesdorf) e os professores do POSMARH, sob a coordenação dos Profs Vanessa Barreto Silveira Carvalho e Benedito Claudio Silva.
  7. Em 2019 houve continuidade na estruturação do convênio entre o POSMARH e o AgroParisTech(PARIS/França), sob coordenação dos Profs Fabrina Bolzan Martins e Marcelo de Paula Corrêa (UNIFEI)com o Pesquisador Artêmio Plana Fattori, o qual deve ser estabelecido até o final de 2020.

Existe o programa com a Mississipi College que todos os anos fornece aos docentes a possibilidade de cursos de EMI.